Carne Artificial – Google Burger

Também conhecida como carne in vitro ou carne de laboratório. O sabor é o mesmo da carne, mas tem uma diferença primordial: não vêm diretamente de um animal vivo.

Cientistas dizem que será possível produzir em escala comercial dentro dos próximos 5 anos.

A técnica consiste em extrair células-tronco de bovinos e replicar o desenvolvimento dos tecidos musculares em laboratório, através da eletro-estimulação.

O projeto promete:

  • Diminuir o impacto ecológico da pecuária, responsável pela emissão de 15% dos poluentes que causam o aquecimento global, segundo estudos recentes.
  • Diminuir os riscos de saúde, com a produção de fibras “limpas” e sem hormônios.

O projeto é financiado pelo Sergey Brin, um dos fundadores do Google e por isso, recebeu o apelido de “Google Burger“.

Assista ao vídeo onde Sergey Brin explica porque ele financiou o primeiro hambúrguer de carne cultivada em laboratório do mundo. CLIQUE AQUI NA IMAGEM ABAIXO PARA ASSISTIR O VÍDEO.

Google-burger-Sergey-Brin-

Clique nessa imagem para assistir o vídeo

Até o momento, não conseguiram produzir em escala comercial. Muitos biologistas alegam que esta tecnologia está pronta para uso comercial e simplesmente precisa de uma companhia pra apoiar isso.

Segundo estes, a produção de carne criada em laboratório poderia até mesmo ser mais barata que a carne comum, considerando que na carne tradicional, os custos incluem o crescimento do animal e a proteção ambiental (significando que há POUCOS pontos negativos associados à carne in vitro).

Os grupos defensores dos animais são a favor da carne cultivada, pois ela não possui um sistema nervoso, e por isso não pode sentir dor.

Google Burger

Google Burger

Em fevereiro de 2012 Mark Post, pesquisador da Maastricht University, afirmou que apresentaria o primeiro hambúrguer de laboratório em agosto de 2012. Houve desavença entre grupos concorrentes durante uma apresentação conjunta na reunião da AAAS (Associação Americana para o Progresso da Ciência).

A afirmação deu margem para que Patrick Brown, da Faculdade de Medicina da Universidade Stanford, criticasse o outro cientista. Brown afirmou que seu grupo trabalhava com um método mais eficiente e barato, e que já havia inclusive experimentado a carne cultivada.

O objetivo da carne de laboratório não é atingir o público vegetariano, mas sim os “adoradores de carne“. Eles procuram criar uma alternativa com bom preço, sabor agradável e valor nutricional compatível com o da carne natural. Tanto Brown quanto Post classificaram a criação de animais para a produção de carne como obsoleta e inimiga do ambiente. Um quinto das emissões globais de gases com efeito estufa está ligado à prática, que também consome muita água.

Assista ao vídeo onde Patrick Brown explica em detalhes essa produção:

E você, toparia experimentar a carne artificial?

Por Rodrigo Mulkey

7 comentários sobre “Carne Artificial – Google Burger

Compartilhe nos contando sua opinião/experiência sobre esse assunto... :-) :-*