Como Ter um Casamento Saudável

Você deve estar pensando: Já tenho muitos anos de casado(a), tudo que tinha para aprender já aprendi. Ou então: Ainda nem casei, porque estaria preocupado(a) com isso?

São afirmações e perguntas que nos fazem refletir sobre nosso passado e futuro. Família é um projeto de Deus, porém nem tudo é perfeito. Existem muitas dificuldades a serem enfrentadas nessa instituição, mas quando o casal dá o verdadeiro valor, vê como pode ser fácil se trilhado pelo caminho certo.

 

“Você nunca conseguirá fazer bem, o que você nunca ou mal aprendeu. Casamento feliz se aprende, não se nasce sabendo.” 

 

Há vários livros e filmes que nos ajudam a manter um casamento saudável. Mas hoje em especial venho falar sobre um livro que é para todos os casais, dos mais novos aos mais velhos, aqueles que ainda vão casar e os que já estão casados e que possuem uma vida bem corrida. Independente de religião, o que importante é o interesse e esforço.

 

“Quando você está chateado ou com raiva, as chances de falar besteira para seu cônjuge se multiplicam. Nessa hora você tem que ser sábio na escolha:
(1) Se conseguir filtrar as emoções, falar com respeito
(2) Se não conseguir, esperar passar para falar depois
Cuidado para não abrir feridas com as palavras.” 

O livro “120 minutos para blindar o casamento” de Renato e Cristiane Cardoso: a cada página traz uma lição para ser refletida e ao final de cada lição, tem uma frase resumo para melhor fixação. E vem fazendo sucesso até para pessoas que não possuem a mesma religião, pessoas que se preocupam em ter um casamento saudável.

120-minutos-para-blindar-o-casamento

As lições são pequenas e podem ser feitas na frequência que o casal achar melhor. No final de cada dia antes de dormir ou após acordar. E realmente demoram cerca de 1 minuto. É um livro de fácil compreensão, prático e bem direto.

 

“Somente se vocês continuarem a namorar depois do casamento conseguirão evitar que a monotonia e o tédio tomem conta.” 

 

Os autores já fazem sucesso com o best-seller “Casamento Blindado“, têm programas na TV Record e vários outros livros. O legal é que quando eles estão ensinando, vão contando suas próprias experiências, fazendo com que os leitores se identifiquem com as mesmas situações e sentimentos. E consigam ver que eles também podem vencer várias situações dentro do casamento. Também deixam bem claro, que é um trabalho contínuo, que deve ser alimentado todos os dias.

capa_casamento_blindado_02_3d_792px

O que você tem feito pelo seu casamento? Deixe nos comentários para que eu também possa aprender com você.

Por Veruska Melo.

19 comentários sobre “Como Ter um Casamento Saudável

  1. Que fofura de post! Ainda não sou casada, mas tenho um namoro de 8 anos e não há nada mais verdadeiro do que isso: “(1) Se conseguir filtrar as emoções, falar com respeito
    (2) Se não conseguir, esperar passar para falar depois
    Cuidado para não abrir feridas com as palavras.” !
    Amei o post e a dica, Veruska!
    E com certeza vou ler os livros, pois quero continuar vivendo em paz no meu namoro e no meu futuro casamento, se Deus quiser ❤
    Beijão!

    https://belyces.wordpress.com/

    Curtido por 2 pessoas

    • Que maravilha Gi. Ficamos muito felizes que você gostou do post. Nós amamos falar e estudar sobre casamento. Somos recém casadas e obter conhecimento é sempre bom. Beijão. Vanessa Melo ❤
      P.s: Veruska Melo é minha irmã. 😀 😀 😀

      Curtir

  2. Amei o post!! Ainda não sou casada, mas não pretendo demorar muito, rs mesmo namorando há 2 anos e meio.. E sei que não é tudo fácil, são duas pessoas diferentes, com criação diferente, família diferente.. querendo fazer tudo dá certo. É muito bom ter livros que nos ajudem, meu namorado me deu Casamento Blindado e é ótimo, agora 120 minutos para blindar seu casamento entrou na lista, rs.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • Yeahhh que legal ClahZinha. Pois é, relacionamento no geral tem suas dificuldades. E obter ajuda e conhecimento nos ajuda levar tudo com muuuuito mais facilidade. 😀 😀 😀
      Um super beijo, Vanessa Melo ❤
      P.s: Veruska Melo é minha irmã e nós duas somos recém casadas. 😀 ❤

      Curtido por 1 pessoa

  3. Será que vou saber descrever? Tenho apenas 32 anos de casado, acredito ser pouco mas me assusto quando percebo amigos meus já terem se desfeito dos seus. Fico tentando entender o que leva um casal, uma união com o tempo se desgastar? Temos diversas desculpas, dentre elas a traição que pode ser de diversas formas, temos a financeira, a religiosa(por incrível que pareça) e tantas outras mais que poderia deixar aqui, mas creio que o que faz uma desunião é o ato e não um fato.
    Passar por problemas? A vida em si já é um problema a ser decifrado, logo penso, duas cabeças pensam melhor que uma. O amadurecimento é diário, contínuo e desejoso, se assim não ocorrer não há união, não há partilha, foi apenas uma experiencia entre corpos ou mentes apenas.
    Creio eu, ou melhor, cremos nós eu e minha esposa que casamento é uma união de vontades e não pactos de regras, pois essas se quebram com a mesma facilidades que as juras. Casamento é mais que isso e além de acreditar nessa união de corpos e mente deve, tem, é extremamente necessário haver uma união espiritual no conceito próprio da palavra, pois é dele que vai depender não somente a união do casal e sim a união da família, da prole, da descendência. Nos dias atuais tudo que venha a somar como ensino de postura para esse equilíbrio é válido. Aproveito para deixar meus votos de encanto pelo casal que carinhosamente se apresentam como M&M, Melo e Mulkey, pelo belo exemplo de família. Um grande beijo ao casal e a todos que por esse cantinho passarem. ❤ 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Kambami, meu querido, você nos presenteou nesta noite com um verdadeiro exemplo de união estável, com seu lindo comentário. Pode ter certeza, que nós ficamos muito felizes com o compartilhamento da sua experiência de vida conosco. Eu (Vanessa Melo) amo produzir conteúdo para o nosso blog, mas o que mais amo é a interação, é o aprendizado. Como eu disse nos comentários anteriores somos recém casados (pouco mais de 1 ano) e todo e qualquer conhecimento nos engrandece. Não sei qual a sua religião, mas nós cristãos também acreditamos que a união espiritual no conceito próprio da palavra, faz toda diferença dentro de um relacionamento, ou melhor faz UM RELACIONAMENTO. Como você mesmo disse, hoje em dia muitos casais tem se desfeitos por N motivos e isso é lamentável. Além da ESCOLHA diária que o casal tem que optar por fazer, acho que também podemos incluir o RESPEITO. Pois de um modo geral as pessoas não se respeitam, não respeitam cor, raça, opinião, estilo de vida, religião, entre outros. As pessoas estão cada vez mais egoístas e mesquinhas, poucas pessoas que hoje se casam, realmente escolheram o casamento na sua forma literal. Acho que isso também tem colaborado para os fins. Claro que ainda somos muito pequeninos diante de casais experientes como vocês, mas nós gostamos de sempre estar lendo sobre casamento e sobre casais e isso tem nos engrandecido bastante. E sim, todo ensino que venha para somar é válido. E você nos ensinou bastante com seu rico comentário. Muito obrigada e espero ver você aqui mais vezes.
      Um grande beijo para você e sua linda esposa. Que Deus continue abençoando essa perfeita união.
      ❤ Vanessa Melo ❤
      P.s: E quanto ao M&M ou Melo e Mulkey, eles nos acompanham desde os preparativos do nosso casamento. Eu tenho muito amor por essa escolha e pelo marido também. Claro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Curtido por 1 pessoa

  4. Como é importante trazermos esses assuntos (parabéns pela atitude!). Conheço várias pessoas da nossa idade que desacreditaram no casamento e isso é tão triste!
    Nós aqui lemos o Casamento Blindado antes de casarmos em 2013, e alguns outros também.
    Na prática, o que eu tento sempre fazer, em todas as minhas relações, é fazer com o outro o que eu quero que façam comigo. Digo tento porque nem sempre consigo, mas é uma atitude muito profunda. Não se aplica só em deixar o outro em primeiro lugar, porém fazer coisas que estão além das minhas “obrigações”, motivada apenas por deixar a vida das pessoas um pouco melhor.
    Ainda tenho muito para mudar, mas acredito de verdade que se todas as pessoas fizessem isso, nosso mundo seria bem diferente…
    Audrey

    Curtido por 1 pessoa

    • Com certeza, minha linda Audrey. Teríamos um mundo muito mais legal e com a “paz mundial” que todo mundo deseja na virada do ano. Pensar no outro acima das nossas prioridades, fazer o outro se sentir bem e fazer coisas além das nossas “obrigações”, realmente é uma escolha que temos que fazer a cada ação da nossa rotina. Muito obrigada pelo seu rico comentário, aprendi muito com você. O mais legal de compartilhar esse tipo de assunto é ter você nos contando a sua experiência, isso é genial.

      Curtido por 1 pessoa

  5. É vitalizante ver tantos comentários de relações longas, que prezam pelo bem-estar. Principalmente porque nos dias de hoje é difícil encontrar pessoas dispostas a esse desafio tão lindo. Acredito estar bem longe dessa etapa, mas tenho pais casados há mais de 30 anos e com certeza eles são fonte de inspiração para mim. Adorei a sugestão do livro, até porque o aniversário de casamento deles foi esse mês e passei despercebido, mas nunca é tarde para um bom presente hehehehe

    Curtido por 1 pessoa

    • Yeahhh que legal. Eles irão amar o presente. E sim é muito legal termos boas referências de casamentos de sucesso, isso nos dá ânimo para acreditarmos e continuar a longa caminhada.
      Meus parabéns pelo lindo casamento de seus pais.
      Um abraço.
      ❤ Vanessa Melo ❤

      Curtir

Compartilhe nos contando sua opinião/experiência sobre esse assunto... :-) :-*

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s