11 SEGREDOS de Como fazer um Casamento DIY SEM MEDO

Esses dias uma leitora me procurou para pedir alguns conselhos em relação a insegurança que sentia em fazer um casamento DIY praticamente sozinha.

Nesse post aqui falei sobre a escolha de fazer o nosso casamento 100% DIY. Clicando aqui você pode conferir o teaser do nosso grande dia e ver alguns detalhes da decoração que nós fizemos. E nesse outro post aqui falei sobre a saga do meu vestido de noiva.

Então agora resolvi fazer um post e contar quais os segredos que me ajudaram a vencer o medo de que tudo desse errado.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. 😉

1. CONFIE EM DEUS. 

  • Claro que isso é muito óbvio. Mas essa é a chave do sucesso. Confiando em Deus, você vai dormir melhor, pensar melhor e respirar melhor. 😉

Duas Estúdio (com efeito)

2. Tenha VÁRIOS planos B’s

  • Pesquise muito e tenha várias opções de decoração. Por que Vanessa? Porque se você realmente vai fazer um casamento DIY, você sabe que podem acontecer imprevistos.
  • Tenha cartas na manga e a mente aberta em casos de imprevistos onde você precisará mudar rapidamente de estratégia.
  • Planeje tudo com a maior antecedência possível para minimizar os riscos.

plan b

3. Encontre uma pessoa próxima que seja o seu braço direito e que não canse de ouvir você falar SÓ de casamento. kkkkkk

  • Essa pessoa pode ser da família ou não. E as minhas escolhas perfeitas foram minha família e a esposa do meu pastor (Marcy).
  • Marcy entende de tudo sobre decoração. E como o nosso casamento aconteceu na nossa igreja, ela foi a pessoa ideal, porque ela sabia quais ideias que iam funcionar ou não. Ela conhecia muito bem o local e as medidas do ambiente.
  • Sente com essa pessoa e abra o jogo. Conte seus sonhos, como você pretende realizá-lo e quanto você pretende investir.

help (1)

4. Envolva as pessoas

  • Mostre suas idéias para pessoas de sua confiança e que você ache que vão ser sinceras com você. Claro que o casamento é para os noivos, mas é bom ter outras opiniões para talvez enxergar algo que antes não tenha percebido.
  • Se tiver algo na decoração que precise ser feito em grande quantidade (no nosso caso, foram dezenas de origamis), convoque a família e amigos para te ajudar. Você pode marcar um café da tarde para que essas pessoas te ajudem nas atividades repetitivas. Isso torna a atividade produtiva e descontraída e faz com que tenha um toque pessoal dos envolvidos no seu casamento.

17315388_xxl

5. Garimpe tudo o que conseguir

  • Papéis, vidro, caixas, potes, luzes, tecidos… Faça uma campanha entre seus amigos para eles te ajudarem com todos esses objetos. As redes sociais são ótimas aliadas. Dessa forma você terá um casamento com sua personalidade.

recycled-crafts-planters-backyard-ideas-15

6. Participe de grupos de noivas no Facebook

  • Sempre tem alguém postando o feedback do casamento e isso ajuda muito, pois elas contam tudo o que funcionou e o que não funcionou, foi ótimo pra mim.
  • Pegue referências com as noivas sobre locais, contratos e fornecedores.

timthumb

7. Seja paciente com tudo:

  • Conhecidos querendo dar pitacos. Mantenha a calma, ouça e depois reflita. Pode ser que a idéia seja boa afinal de contas.
  • Sempre vai ter alguém se convidando, causando aquela saia justa. Não ceda a pressão e apenas convide quem é relevante.
  • Gastos inesperados. Talvez apareçam custos que não estavam no seu orçamento. Dance conforme a música e se reorganize.
  • Pessoas dando “pouca bola” para os seus sentimentos. Além de você, ninguém vai entender o drama, a ansiedade, o medo, a insegurança que uma noiva sente. Então, Releve.

bridezilla-495x450

8. Seja CRIATIVA

  • Não sou NADA criativa, mas as MILHARES de pesquisas que fiz me deram um toque de criatividade. E assim fui aprendendo muitas coisas e colocando em prática no nosso casamento.
  • Pegue idéias e adapte a sua realidade. Por exemplo: se você não tem como investir naquele “mar” de flores que geralmente vemos em casamentos, faça flores de papel ou até mesmo de origamis. Além de ser mais barato, você não vai precisar se preocupar se elas vão estar vivas até a hora da cerimônia.

diy-wedding-decor-flowers-windsor-ballroom-1024x683

9. TRABALHE

  • É uma dica óbvia, é. Mas ainda participo do grupo de noivas e muitas delas querem fazer uma casamento DIY, sem ter muito trabalho. ISSO É IMPOSSÍVEL.
  • O planejamento, os preparativos e a decoração vão te custar muito mais coisas do que você possa imaginar. Por exemplo: tempo, sono, vida social, foco, determinação, entre outros. Então fique preparada para o que está por vir.
  • Na semana que antecedeu o casamento, trabalhamos, trabalhamos tanto que eu tive que remarcar a manicure 3 vezes e ainda assim não consegui parar a decoração para ir fazer a unha. Resultado: casamos no sábado e na sexta antes do evento, cheguei em casa às 22h e fui fazer a unha.

help

10. Não se desespere

  • FAÇA O SEU MELHOR… E dessa forma você não terá o que temer. Dias antes do nosso casamento aconteceram coisas que eu nunca imaginaria que pudessem acontecer. Mas o SEGREDO é manter o foco no seu casamento e não nas pessoas ao redor.
  • Siga em frente e não gaste suas energias no problema. E se o problema for com os preparativos, use o PLANO B que eu te falei no segundo tópico desse post.

img_20150708_214515

11. Coloque o seu joelho (e do noivo) no chão e vá orar 

  • Se apegue mais a Deus. Assim você terá sucesso em TUDO que estiver fazendo ou planejando. As dificuldades só acontecem para nos unirmos mais a Ele. Sem Ele não conseguimos realizar NADA, quem dirá um casamento.

Duas Estúdio (ora com efeito)

Se você percebeu, a primeira e a última dica são sobre descansar em Deus. Então, você pode fazer todas as outras dicas funcionarem, mas se não tiver Deus no caminho vai ser muito mais difícil e pesado do que você imagina.

P.s. 1: Se você chegou até aqui. Parabéns. kkkkkkkk ❤ ❤ ❤

P.s. 2: No próximo post sobre casamento DIY, vou detalhar cada item do nosso casamento, com fotos e links de onde você pode encontrá-los. Esse post foi SÓ explicando como enfrentar os preparativos de um casamento DIY.

Espero ter ajudado. Me conta nos comentários.

Um beijo,

por Vanessa Melo

9 comentários sobre “11 SEGREDOS de Como fazer um Casamento DIY SEM MEDO

    • Que legal Cris. Estou fazendo aos poucos mesmo, porque quero explicar os detalhes. Até porque quem faz um casamento DIY tem que pensar no detalhes. E quando fiz o meu casamento, foi sem saber de nada. Tipo assim, NADA MESMO.
      Então quero detalhar o máximo possível nesse assunto. Até porque, só quem passa sabe o quanto que é complicado.
      Beijos e obrigada.
      Vanessa Melo. ❤ ❤ ❤ ❤ ❤

      Curtido por 1 pessoa

Compartilhe nos contando sua opinião/experiência sobre esse assunto... :-) :-*

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s