Um Grande Erro da Apple (sugestão de melhoria no futuro)

Você já perdeu ou teve o seu telefone roubado?

Já sou desenvolvedor de aplicativos fanboy da Apple iOS há mais de 5 anos e por motivos profissionais, sempre tive que ter um iPhone para testar os meus apps. E só quem já teve um iPhone roubado sabe do transtorno (e do prejuízo) que é.

O primeiro passo é acessar o iCloud e em seguida, o aplicativo Find My Phone, que vai te dar a geolocalização do seu dispositivo. De vez em quando utilizo ele até para achar o meu telefone dentro de casa, pois há a opção de emitir um som. =P

Captura de Tela 2016-01-30 às 12.48.35.png

E a primeira coisa que você nota é que o celular foi desligado pelo “novo dono”.

E o Find My Phone perde a sua utilidade, pois não dá mais para rastrear. E hoje qualquer pessoa pode desligar um dispositivo iOS, pois atualmente o aparelho não pede senha para ser encerrado.

Porém li no 9TO5Mac uma sugestão de funcionalidade interessante: forçar o usuário a desligar o seu telefone usando o Touch ID ou o Passcode (senha numérica de 4 dígitos). Dessa forma, o celular não poderia ser desligado assim que é encontrado e ficaria atualizando a localização do aparelho até a bateria acabar (não é muito tempo no caso dos iPhones, mas já ajuda :P).

IMG_1640.jpg

Deixando bem claro que essa não é uma solução perfeita, pois o ladrão poderia imediatamente remover o cartão SIM (sim, tudo bem, as vezes não tem um clipe de papel por perto pra ele entortar e enfiar no buraco para remover o cartão).

Ao remover o SIM, o aparelho pára de enviar updates de localização pro iCloud. Mas essa medida aumenta um pouco a dificuldade. E quem sabe se com o lançamento do e-SIM (leia mais aqui) o problema poderia ser resolvido.

E sem contar que ele também poderia desligar via hardware, o que exigiria que ele tivesse um kit de ferramentas. É mais fácil ele estourar o celular no chão. =P

É claro que as vezes isso poderia te desacelerar em casos que você precisa desligar o telefone rápido. Por exemplo: ao derrubar o telefone na água. Mas como os iPhones 6/6S se saem muito bem em testes debaixo d’água, isso não deve ser um problema pra maioria.

E aí, o que você achou da sugestão? Confesso que já tive essa idéia antes (Vanessa é prova) e foi interessante ver a mesma idéia em um dos maiores blogs de usuários da Apple. Acho que iria dificultar a vida dos meliantes (e talvez colocar alguns atrás das grades). =]

fonte: http://9to5mac.com/

por Rodrigo Mulkey

12 comentários sobre “Um Grande Erro da Apple (sugestão de melhoria no futuro)

  1. Amei, vou precisar disso, já que sou meio esquecida u.u sempre perco o celular em casa (pelo menos é em casa), e às vezes demoro dias para achar :c sim, isso realmente acontece comigo hauahaauahau Cada vez mais gostando do blog de vocês ❤️

    Curtido por 1 pessoa

  2. Concordo com o texto, é uma tremenda falha de segurança. Uma outra alternativa seria incluir um processador, simples, dedicado e independente que continuaria a mandar a localização mesmo desligando o dispositivo, ou ainda, delegar a funcionalidade ao processador MX, para executar somente essa tarefa quando fosse desligado, caso não estivesse no modo avião.
    Mas ainda assim, conhecendo um pouco da linha da Apple, o sujeito mal intencionado poderia remover o chip, como mencionado.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu comprei mesmo um por conta do tamanho. Por ter as mãos atrofiadas, muito mais a esquerda, ele “coube” direitinho nela… Onde comecei a navegar/usar esse ano. Ainda na fase bem bê-a-bá 😀 Por ainda não ter feito seguro, me restrinjo até em sair com…

    Mesmo sem ainda entender de muita coisa…

    Parabéns pela ideia!

    Curtido por 1 pessoa

Compartilhe nos contando sua opinião/experiência sobre esse assunto... :-) :-*

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s