Palavras do Noivo 2: E esse papo de casamento?

Um colega de trabalho me perguntou por esses dias: – Rodrigo, depois de quanto tempo de namoro vocês começaram a falar de casamento?

Conheci casais que namoraram por anos até tocarem no assunto pela primeira vez (alguns até acabaram antes que houvesse menção no assunto). Alguns casais só falam disso quando a relação torna-se mais “séria”. É natural que os relacionamentos sejam voltados para essa finalidade

Conosco, o casamento foi um assunto que surgiu muita naturalidade. Quando você encontra alguém, você simplesmente sabe. Agora vou entrar um pouquinho na nossa história.

Eu e Vanessa tivemos o que chamamos de um pré-namoro de uns 2 meses, que passamos nos conhecendo. Não foi premeditado nem programado. Simplesmente aconteceu, bem despretensioso. Nos conhecemos em 2004, mas nem nos falávamos. Éramos amigos no Orkut. Depois nos adicionamos no Facebook. E por conta de uma lesão no meu tendão, uma certa estudante de enfermagem puxou assunto comigo. Naturalmente descobrimos muita afinidade. Somos torcedores do Náutico (sim, isso é assunto pra outro capítulo), gostamos muito de filmes, de Teatro Mágico e de Nutella (piada interna para a noiva =]).

A medida que fomos nos conhecendo melhor, naturalmente surgia mais vontade de estarmos juntos. A amizade que criamos foi fundamental e até hoje é um dos pilares do relacionamento. Passamos a nos falar dia sim, dia não. As eventuais conversas de 15-20 minutos evoluíram para conversas diárias de 1-2 horas.

De conversas ao telefone, começava a surgir uma tal vontade de estar junto. Até quando Vanessa foi tirar o VEM no centro da cidade, eu fiz isso de pretexto para estar com ela. Eu manco e me recuperando de cirurgia, mas fazia de tudo para acompanhá-la. Um lanche no Subway e boas conversas.

De conhecidos, passamos para a amigos e depois para melhores amigos. E o namoro veio pouco tempo depois. E com 1 mês de namoro, eu já comecei a pensar em casamento. Claro que naquela época eu pensava em casar alguns anos pra frente. Era 2013 e eu pensava em casar lá pra 2016. Mas um certo dia, com algumas semanas de namoro, ela tocou no assunto.

Tomei um susto.

Mas não porque achava isso algo precipitado ou absurdo. Tomei o susto porque descobri que ela pensava do mesmo jeito que eu. Colocamos isso como foco naquele dia, mesmo sendo cedo. Ali eu já estava orando pelo nosso casamento. Lembro como se fosse hoje. Pouco tempo depois, pensamos em uma data. Ela sugeriu setembro de 2015. E eu adorei a idéia! Seria em mais de 2 anos. Mas eu já comecei a imaginar tudo, principalmente dos números e do lado financeiro. Fiz uma projeção do quanto iria receber, do quanto poderíamos economizar por mês. Ela também fez. Fui pro prédio dela bem tarde e ficamos conversando na área da piscina fazendo projeções financeiras para os 2 anos seguintes =D

Mas eis que tudo muda.

Long story short: recebi uma proposta de trabalho no exterior. E agora? E os planos? Oramos, conversamos bastante. Me aconselhei com a minha sogra. Decidimos que eu deveria ir, que seria bom pro nosso futuro. E sim, as decisões eram sempre nossas. Decidimos que decidiríamos todas as decisões juntos 😛

Depois de morar brevemente em Miami e NY, parei em Atlanta. Acabou que antecipamos a data do casamento 3 vezes, até fecharmos em 29/11 de 2014 e por conta disso, sabíamos que iríamos namorar 11 meses a distância. Mas topamos o desafio. Como eu disse lá em cima, nós simplesmente sabíamos.

Encarar o sacrifício da distância, tempo (e até fuso horário) não foi difícil. É claro que isso é minimizar o que passamos, mas a vontade de estar juntos sempre foi o catalisador. Saber que a espera tinha prazo de validade para acabar é um conforto, pois sempre nos encheu de esperança a perspectiva do início da nossa vida a dois.

E agora que faltam apenas 17 dias, olhamos para trás e observamos o quanto Deus nos ajudou. Tomamos um passo de fé, pois não tínhamos recursos e eram apenas 10 meses para planejar todo um casamento. Foi na raça! E é essa a dica que eu sempre dou: se você for esperar até ter todas as condições perfeitas para casar, você não vai casar nunca.

Um comentário sobre “Palavras do Noivo 2: E esse papo de casamento?

Compartilhe nos contando sua opinião/experiência sobre esse assunto... :-) :-*

